imageimageimageimageimageimageimageimageimage
previous next

Equipe

Professor

Edmo José Dias Campos


Investigador CNPq nível 1-A e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Bacharel e Mestre em Física pela Universidade de Brasília. PhD em Oceanografia Física pela Universidade de Miami. Professor Titular e Presidente da Comissão de Relações Internacionais do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Rosenstiel School da Universidade de Miami. Membro do IPCC como Co-Autor Principal do Capítulo 3 do 5th Assessment Report (AR5). Co-Autor Principal do Capítulo 3 do 1o. Relatório de Avaliação do Clima do Painel Brasileiro para Mudanças Climáticas (PBMC)

http://lattes.cnpq.br/2137955582623291

Corpo Técnico

Carlos Augusto de Sampaio França


Possui graduação em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Oceanografia Física pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Oceanografia Física pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é físico do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Altimetria Por Satélite, atuando principalmente nos seguintes temas: marés, nível do mar, costa sudeste brasileira, altimetria por satélite e modelagem numérica.Experiência em modelagem numérica do oceano, altimetria por satélites, análise estatística de dados. Trabalha na análise de dados de instrumentos fundeados (CPIES, ADCP, bóia meteo-oceanográfica, marégrafo) e de Cruzeiros Oceanográficos dos projetos ATLAS-B e SAMOC.

http://lattes.cnpq.br/2663734504607751

Pós Doutorado

Fabrício Sanguinetti Cruz de Oliveira


Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2001), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2005) e doutorado em Oceanografia (Oceanografia Física) pela Universidade de São Paulo (2010). Tem experiência na área de Oceanografia e Sensoriamento Remoto, com ênfase em Radares Altímetros e Escaterômetros, Satélites Radiométricos, Modelagem Oceânica e Interação Oceano-Atmosfera, atuando principalmente nos seguintes temas: Ondas de Rossby, Vórtices de Meso-escala, Circulação do Atlântico Sul, Mudanças Climáticas e Interação Físico-biológica. Atualmente é bolsista de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sediado no Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e em regime de pesquisador visitante junto a Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science da Universidade de Miami.

http://lattes.cnpq.br/5741449115013966

Paola Maria Castellano Ossa Fernandes


Pós-Doutorado no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo-Brasil. Doutorado em Oceanografia Física, Universidade Politécnica da Catalunha. Mestrado em Oceanografia Física, Programa da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e Instituto de Ciências del Mar (ICM), CSIC, Espanha. Áreas de interesse: Transporte Inter-hemisférica, a interação ar-mar, a circulação em grande escala, Upper-mar, a modelagem do oceano, mudanças climáticas.

http://lattes.cnpq.br/2511311828391078

Doutorado

Wlademir Jose de Santis Junior


Bacharel e Mestre em Meteorologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, aluno de pós-graduação no programa de doutoramento do Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de Sao Paulo. Participa também como bolsista no projeto "Tipping Point", um convênio entre o Instituto Tecnológico Vale (ITV) e o IOUSP.

http://lattes.cnpq.br/6740541529985490

Mestrado

Jéssica de Carvalho


Mestranda LABMON

Graduação

Carolina Ernani da Silva


Aluna de Bacharelado em Oceanografia da Universidade de São Paulo no Instituto Oceanográfico. Com experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Física em meso-larga escala. Com interesse em Sensoriamento Remoto e Modelagem.

http://lattes.cnpq.br/7159995575201218